Boek Apresentação

APRESENTAÇÃO

Photo from Unsplash (open book on a wooden table).
DPB Logo Pedro Cornélio de Geus Greydanus

A alimentação do corpo e da alma é um projeto de vida. O objetivo do projeto: Revelar os princípios divinos de Jesus; que, “NO PRINCÍPIO era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1:1). Jesus é o Verbo; e, recebeu do seu Pai e Deus glória e honra para colocar todas as coisas em ação: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (João 1:3). Jesus é o Verbo Deus, que no PRINCÍPIO fez todas as coisas: Foi pela ação do Verbo que em Gênesis 1: 11 ocorreu a criação dos alimentos para o corpo e a alma do homem Adão. Entender esta ação do “Verbo” é entender a virtude de Jesus pela oferta do alimento do corpo e da alma. E tem mais! Por amor ao projeto alimentar, o Unigênito do Pai “NO PRINCÍPIO” desceu da sua magnífica glória para oferecer pela ação do Verbo na cruz do Gólgota a derradeira alimentação do corpo e da alma ao homem Adão: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.” (João 1: 14).

Entender a ação gloriosa do “Verbo” pela oferta da alimentação do corpo e da alma é entender a essência do amor do “Unigênito do Pai” como o criador de todas as coisas. Entender o desejo de Jesus em alimentar o corpo e a alma do homem Adão é aceitar que a base da verdadeira alimentação vem da essência do amor de Cristo: Única fonte alimentar da salvação. Quando o homem Adão reconhecer e aceitar que o “Unigênito do Pai” é o Verbo Jesus e que, “habitou entre nós” como o Salvador; reconhecerá que o Verbo é: “...a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo...” (João 1: 9). É a luz do Verbo Jesus que revela os princípios divinos de Jesus; e, é pela luz que o homem Adão enxergará que desde sua meninice é pecador e manifesta seus próprios desejos carnais contrários aos propósitos da criação divina.

Deus criou o homem Adão à sua imagem e semelhança; e, trouxe-o “ao mundo”, para adorá-lo. Jesus disse: “... Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.” (Mateus 4: 10b). Para a adoração a Deus o homem Adão recebeu do Verbo Jesus “NO PRINCÍPIO” do Éden o livre arbítrio; e, o alimento do corpo e da alma pela árvore da vida: Jesus o fruto. Crer em Jesus como o fruto da árvore da vida é o livre arbítrio de crer pela fé que: a árvore da vida do Éden é a cruz de Cristo Jesus no Gólgota. O Verbo Jesus “NO PRINCÍPIO” do Éden “alumia” o caminho alimentar eterno pela árvore da vida: Jesus o fruto; Cristo Jesus na cruz do Gólgota “alumia” o caminho da salvação: Jesus o fruto da vida oferece ao homem Adão a fé, e a liberdade do livre arbítrio para adoração a Deus. O fruto da árvore da vida do Éden e o fruto da cruz do Gólgota são a eterna luz de Jesus “NO PRINCÍPIO” de todas as coisas; Jesus o Verbo criador oferece a luz do dia primeiro: “E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” (Gênesis 1: 3).

A verdadeira luz está no Verbo Jesus: Que, ofereceu ao homem Adão o caminho da luz para receber a alimentação do corpo e da alma pela árvore da vida. Na luz de Jesus o fruto da vida está a fé, que oferece ao homem Adão força para desviar-se dos seus desejos carnais. A luz verdadeira está no Verbo; pois “... nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis...”. (Colossenses 1: 16ª). Jesus a “luz verdadeira, que alumia a todo o homem”, oferece pela ação criadora do Verbo “NO PRINCÍPIO” o sustento alimentar das coisas “visíveis e invisíveis” pela árvore da vida.

Antes dos primórdios da civilização “foram criadas todas as coisas” pelo Verbo. O princípio de “todas as coisas” vem do Verbo que traz a palavra “todas”, que ao homem é revelado por Deus; e, em Jesus o Verbo da vida. A palavra “todas” significa que Jesus o Verbo coloca em ação a plenitude e os fundamentos da criação e da vida: “Todas” indicam que “NO PRINCÍPIO” pelo Verbo Jesus “... tudo foi criado por ele e para ele.” (Colossenses 1: 16c). E, criado para que o homem Adão possa viver o caminho do bem-estar e da vida eterna pelo alimento do corpo e da alma pela árvore da vida. “Todas” vêm do Senhor Jesus o Verbo, que, pelo seu Espírito de Vida revela a luz verdadeira; e, a eterna continuidade da existência da própria luz em Jesus: o Verbo.

Revelar ao homem Adão “os princípios divinos de Jesus” pela eterna luz do Verbo Jesus; é o propósito deste livro: “A alimentação do corpo e da alma.” O homem Adão deve entender que abandonou a luz de Jesus em um momento crucial no jardim do Éden, e, com isso deixou de fixar seu olhar na correta alimentação do corpo e da alma, e, ainda hoje e agora tropeça por não ter seu olhar voltado aos princípios divinos de Jesus. Ao ignorar as orientações da palavra do Senhor Deus; deixou de fixar seu olhar na “luz verdadeira”, do Verbo Jesus; e, sem a luz deixou o alimento da árvore da vida de Gênesis 1:11; e, perdeu o seu bem-estar do corpo e da alma; tornando-se um pecador.

O homem Adão tornou-se pecador ao desprezar o alimento da árvore da vida. Por esta desobediência alimentar no jardim do Éden o homem Adão foi afastado da árvore da vida; em um tempo determinado por Deus: até ocorrer a consumação de “todas as coisas”, e, encherem-se a medida final do pecado humano. Na plenitude dos tempos a árvore da vida voltará como alimento da vida: Pois, a palavra do Senhor Deus diz: Que serão: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. (Apocalipse 22-14).

O convite é para todo homem Adão “entrar na cidade”; mas, passar “pelas portas” será para aquele que crer em Cristo Jesus o Cordeiro: Estes homens pela fé lavam suas vestes e entrarão; e, alimentar-se-ão do fruto da árvore da vida. Estas afirmações são verdadeiras, pois, revelam a luz de Jesus no projeto alimentar de Gênesis 1: 11, e, a palavra do Senhor Deus não muda: Jesus deseja alimentar ao homem Adão com a alimentação segundo suas espécies criadas pela perfeição da palavra “todas” de Gênesis 1: 11. Porém, o homem Adão após o pecado no Éden continua errando ao alimentar-se pela satisfação dos seus desejos carnais; e, continuamente pelos seus desejos manipula os alimentos naturais de Gênesis 1:11 fora do projeto da lei alimentar.

O homem Adão errou. Deixou a alimentação do princípio da luz de Jesus no Éden: Abandonar o alimento da luz de Jesus significou continuar errando ao manipular alimentos (manjar) conforme seus desejos. O alimento purificador é projeto alimentar do Senhor Deus; e, a correta alimentação do corpo e da alma ocorre pelo Espírito vivificador. O Espírito vivifica o alimento do corpo e da alma e oferece a vida; Jesus afirma: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.” (João 6: 63).

O espírito vivificador trabalha na vida do homem Adão para dirigi-lo na perfeição alimentar. Porém, alcançar a perfeição alimentar do corpo e da alma ocorre pela aceitação da oferta do sacrifício de Cristo Jesus, como o alimento do corpo e da alma; é Jesus que revela o caminho alimentar pelo Espírito de vida; que, por sua vez revela o seu poder vivificador na vida do homem Adão. Este poder pela fé opera a verdade; e, a única verdade da vida é: Jesus: “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” (II Coríntios 13: 8).

O Verbo Jesus é a verdade; “... ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Colossenses 1: 17). Pela revelação do Espírito de vida o homem Adão conhecerá em Jesus a “verdade” do verdadeiro projeto da alimentação do corpo e alma: Jesus diz: “... a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida”, (João 6: 63b). Quando o homem Adão descobrir no Verbo Jesus a “verdade” de Cristo no projeto da alimentação do corpo e da alma, descobrirá a perfeição alimentar eterna, e, conhecerá a salvação; e, conhecerá a “verdade” da eterna existência de Deus.

Jesus o Verbo, oferece palavras reveladas da eternidade para dirigir a vida do homem Adão, e, estas palavras “são espírito e vida”. O Senhor Deus, possui o projeto alimentar para o homem Adão receber a vida eterna. E, este projeto é Jesus Cristo, o único que tem autoridade para afirmar que “a carne para nada aproveita”, pois toda a carne que o homem Adão busca, é oferta temporal, e, esta carne não subsiste. Jesus orienta para vigiarmos e orarmos contra as tentações da carne: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26: 41).

Jesus o Verbo revela a “verdade” pelo Espírito de vida. O Espírito de vida revela para o homem Adão a “verdade” de como evitar as tentações e o engano existentes nos desejos da carne, e, em como blindar-se destas ofertas do engano: Todas as tentações da carne mencionadas pelo Verbo Jesus são ciladas para eliminar às possibilidades de alimentar o corpo e a alma com o “espírito e vida”; e, estas tentações são ainda maiores do que o alimento comestível. A fraqueza do homem Adão está fundado desde os primórdios na sedução da sua carne; “...cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1:14,15).

A expansão demográfica da humanidade, atraiu como efeito as tentações da carne, e, o engano “gera a morte” do corpo e da alma. Estas tentações são sedutoras em beleza vestidas com luxúria em abundantes formas de prazer da alimentação (carne) para o corpo e alma. O hoje e agora é pelo Espírito de vida de Jesus, que, o homem Adão pode resistir e lutar contra a carne; e, com infalível certeza não perderá a luta. Jesus em Mateus 4: 10 diz: Ao Senhor teu Deus adorarás; e para adorá-lo o homem recebeu um corpo e alma eterno: e, para o corpo e a alma o renovo em Jesus, o alimento da vida eterna. “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.”, (Salmo 104: 30).

Entender como desafio o projeto “A alimentação do corpo e da alma” é aceitar que o Verbo Jesus é o único fundamento da alimentação do corpo e da alma para a vida eterna. O primeiro passo neste projeto ocorre pela análise de duas perguntas. Entender as respostas destas perguntas farão o homem Adão examinar-se em seu espírito (coração) sobre o amor de Jesus pela vida alimentar do homem. Como era o amor e a vida alimentar do primeiro casal Adão? Antes do erro alimentar o casal Adão era puro, com temor e respeito pela alimentação de um corpo Adão, coabitavam em uma só carne com amor em espírito de vida; porém, o perfeito e verdadeiro amor era o Senhor Jesus no Éden. A subjugação ou dominação existiam no primeiro casal? Não! Não existiam desejos da carne entre ambos, nenhum tipo de subjugação, violência ou seduções, nada disto existiam; toda maléfica contra o corpo e a alma do homem Adão ocorreu após o erro pela desobediência alimentar ocorrido no Éden; juntos, e, em um corpo foram corrompidos pela alimentação do corpo que levou ao pecado da alma.

Hoje e agora o homem Adão deve ser desafiado a conhecer os decretos das leis da alimentação? Sim deve e muito! Para o homem compreender mais sobre a alimentação do corpo e da alma deve solidificar as revelações sobre o princípio da criação. No princípio da criação o sustento alimentar do homem Adão ocorria pela oferta alimentar do corpo e da alma pela árvore da vida: Jesus o fruto. A troca divina pelo alimento era o trabalho simples como revela a lei da criação de Deus. e assim renovas a face da terra.”. Leia o Salmo 104.

A palavra de Deus oferece às revelações e os ensinamentos do caminho alimentar, e, em como o homem deve buscar o Verbo Jesus: Porém, entender os ensinamentos exige temor pelo trabalho do Verbo executor da alimentação do corpo e da alma. Este temor ensinará como deve-se buscar as orientações do Senhor Deus; fato que ocorreu com os servos do Senhor nos primórdios da civilização. Após entendermos a obediência e o temor dos patriarcas que andavam com Deus, torna-se fácil apreender a verdade do caminho alimentar em Jesus, e, alimentar-se pela verdade da eternidade; e, é isto que fará o homem Adão caminhar bem alimentado até a volta de Jesus.

O Senhor Deus oferece as revelações pelo Verbo, e, o Verbo oferece as revelações pelo Espírito de Vida. É somente assim que o homem Adão pode pelo temor da verdade em Jesus alcançar a revelação da correta alimentação do seu corpo e da sua alma. Não existe mistério na palavra do Senhor. Pela verdade de Cristo Jesus o homem Adão estará liberto e entenderá o projeto divino do Senhor Deus; e, que é simples: O homem deve desejar viver uma vida de intimidade com Jesus: pois, além de oferecer a salvação oferece o melhor para a alimentação do corpo e da alma; as escrituras sagradas oferecem as revelações, com as quais o homem pode com temor caminhar uma vida correta na alimentação do corpo e da alma pelos princípios divinos de Jesus. E assim “... se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” (Apocalipse 10: 7b).