Boek Capítulo 3

O segundo homem, o Senhor é do céu

Capítulo 3 — 3. A VIDA DOS PATRIARCAS PELA FÉ: A VERDADE EM OBEDIÊNCIA PELA ALIMENTAÇÃO DO CORPO E D

Photo from Unsplash (waterfall stream).
DPB Logo Pedro Cornélio de Geus Greydanus

Começa aqui o segredo para alcançar a vida eterna: “o segundo homem, o Senhor é do céu”, é Cristo Jesus o intermediário entre nós e Deus, e no dia chamado hoje e agora é o teu chamado, e, você homem Adão pode e deve e tem condições de responder ao chamado mesmo estando pecador.

O Senhor Deus juntos e inseparáveis em Jesus pela trindade criadora tem chamado o homem Adão eternamente para revelar o imensurável e infinito amor de Jesus, e quer ensinar ao homem em sua caminhada a buscar o conhecimento da verdadeira justiça e da única verdade da vida que está em Cristo Jesus pela santificação do seu espírito (coração) para a salvação da alma e a vida eterna:

“Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4: 20- 21- 22- 23- 24).

Jesus Cristo é o único com poder e autoridade para revelar o caminho divino da alimentação do corpo e alma para a tua salvação: “Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que tendes ouvido e nele fostes ensinados” que, além da salvação Cristo Jesus oferece infinitos ensinamentos divinos e maravilhosas experiências alimentares para viver teu bem-estar alimentar diário do teu corpo e alma na escada alimentar através d’ELE.

Porém, o principal ensinamento que Jesus traz é como podemos desfrutar e estar eternamente na presença do seu Deus e Pai; e, para que isto ocorra é necessário que você homem Adão aceite o chamado que recebe, pois; “como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,” você homem Adão não deixe passar o teu chamado, pois no chamado encontram-se os ensinamentos em como praticar o verdadeiro temor reverencial ao SENHOR.

O conhecimento divino ensina o verdadeiro temor reverencial ao Senhor Deus, e ensina também como você pode desfrutar do bem-estar da alimentação do corpo e da alma em Cristo Jesus, e, pela obediência no aperfeiçoamento “vos renoveis no espírito do vosso sentido,” pela correta alimentação do corpo e da alma para receber o projeto eterno da salvação em Cristo Jesus, que não traz somente a salvação da vossa alma, mas, oferece ensinamentos diários sobre uma alimentação em abundância do corpo e da alma para esta vida, e após a certeza da eternidade com o SENHOR.

Adão conhecia esta verdade sobre a qual estamos escrevendo. A palavra divina revela que o primeiro patriarca Adão conheceu o tempo eterno antes da desobediência pelo erro alimentar. Você já deve ter entendido isto ao reconhecer Jesus como a palavra viva, pois, pelo conhecimento da palavra viva em Jesus você passa indiscutivelmente a ter compromisso com a alimentação do teu corpo e alma para a tua salvação, e, quando você homem Adão no dia que se chama hoje e agora ouvir teu chamado como o dia do teu chamado, você com sabedoria e alegria aprenderá como deve praticar o temor ao Senhor Deus.

Esta é a primeira e a grande experiência que você deve apreender e deve buscar diariamente, entender e praticar como deve ser o temor ao Senhor Deus. E, da forma como o Senhor Deus quer ensinar como temê-LO pelo conhecimento da sua palavra divina, “vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.” Homem Adão você pode e deve praticar o temor ao SENHOR, e digo mais, vale a pena você fazer este esforço hoje e agora para alcançar a maravilhosa experiência do temor ao Senhor Deus.

Porém, você deve ter uma certeza que este temor somente será entendido em toda a perfeição pela própria palavra do Senhor Deus que é o Senhor Jesus: “... o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis,...” (Colossenses 1: 15b, 16 a); e, é pelo entendimento da palavra acima que você entenderá a verdade do que significa a revelação desta palavra do SENHOR: “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente: nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” (Eclesiastes 3: 14).

Aqui está o desafio diário do homem Adão, aceitar “Deus para que haja temor diante dele”, porém antes devemos entender e reconhecer e admitir em nosso espírito (coração) que a palavra de Deus é Jesus “o segundo homem”, e que é através de Jesus que Deus fala ao espírito (coração) do primeiro homem Adão, procurando ensiná-lo a entender como é realmente ter o temor pelo poder da sua Grandeza, Majestade e Glória revelada em toda a sua criação.

Devemos guardar a palavra no profundo da nossa alma, para que o nosso espírito (coração) de homem Adão possa alcançar o temor reverencial ao Senhor Deus. Sim ao reconhecermos em nosso espírito (coração) que “eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente” entenderemos a sua criação e a oferta da vida eterna. Devemos aceitar os ensinamentos das escrituras sagradas do SENHOR todas anunciadas pelos seus profetas: “para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos.” (II Pedro 3: 2).

Porém o principal que devemos entender e reconhecer é o “mandamento do Senhor e Salvador” pois, a palavra divina está inserida e revelada nesta uma e única palavra o Verbo, que é o Senhor Jesus, e somente Verbo é a palavra revelada que “durará eternamente”.

O SENHOR para nos ensinar nestes últimos dias ofereceu como garantia eterna a maior benção da humanidade o seu unigênito Filho: “HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” (Hebreus 1: 1).

Devemos reconhecer a eterna preocupação do Senhor Deus na palavra revelada pelo seu Espírito Santo na carta aos Hebreus, oferecendo com amor a continuidade dos ensinamentos pelo seu Filho o Senhor Jesus pelo qual tudo foi criado, “e isto Deus faz para que haja temor diante dele”.

Mas, é nos ensinamentos que encontram-se à resistência e a oposição, e aqui reside à fraqueza e a desobediência, pois, o homem Adão tem dificuldades em aceitar as respostas para os seus questionamentos sobre os ensinamentos do SENHOR. O homem Adão resiste ao chamado da sua própria salvação pelo medo de assumir compromisso com “o segundo homem”, o Senhor Jesus.

É assim que encontra-se a vida do homem Adão até o dia chamado hoje e agora, e, é somente após ser chamado que vêm uma resposta; e, juntos com a resposta a demonstração de como se encontra em sua condição humana; mas tem mais, juntos com a resposta o homem sempre oferece argumentos no qual demostra a sua condição humana de fraqueza, porém, sempre condicionado a uma justificativa fraca e tímida: “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.”