A afirmação “e temi, porque estava nu,” está demostrando a condição do homem Adão, porém, a palavra “e temi, ... e escondi-me” revela a fraqueza humana que se define pela manifestação de esconder-se pelo medo dos erros cometidos perante a face do SENHOR, mas, não é isto que o Senhor Deus quer de nós, ele nos ama, e, como Pai quer nos ensinar a temê-LO como Deus criador durante a nossa caminhada em vida: “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação.” (I Pedro 1: 17).
Porém, é natural que todo homem Adão após receber o chamado ofereça uma justificativa como resposta, e, sempre com a justificativa vêm à afirmação da condição pecaminosa de vida terrena, é assim que encontramos à resposta e a condição de Adão “e temi, porque estava nu”, e, acredite é a nossa condição no dia chamado hoje e agora, “e temi”. Entretanto a palavra afirma que: “Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” (Salmos 130: 3 - 4).
Mas como podemos entender esta palavra “para que sejas temido”? É um aprendizado para nós homens Adão, e deve ser praticado todos os dias em nossas vidas pelo entendimento desta pergunta: “Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Para isto devemos viver uma vida de temor reverencial ao criador, que, “julga segundo a obra de cada um, andai em temor” e entender que para viver este temor reverencial não existe nenhum mistério. Pois, ao receber o imensurável amor de Jesus Cristo “durante o tempo da vossa peregrinação”; ELE nos ensinará a entender a oferta do perdão divino do SENHOR: “contigo está o perdão, para que sejas temido” e, assim compreenderemos o temor ao Senhor Deus.
O que devemos entender é que os ensinamentos em como alcançar o temor ao Senhor Deus não deve ser um obstáculo como sendo um mistério de imputar o medo ao homem Adão, e você já vai entender isto. O Senhor Deus deseja nos revelar que ELE é nosso criador que é o nosso Pai e que ELE nós ama. Sim este é o maior desejo que o Senhor Deus tem para nós homens Adão, Deus quer nos revelar e demostrar diariamente o seu amor incondicional.
Mas é somente isto? NÃO, o desejo do SENHOR é nos ensinar a dar-lhe o louvor e a reverência pela sua Grandeza, Majestade e Glória. Este é único temor que o Senhor Deus deseja e quer nós ensinar; o SENHOR requer isto de nós como únicos seres criados à sua imagem e semelhança da sua maravilhosa criação, e, é muito importante você entender isto, pois adiante nesta leitura você entenderá porque ocorreu a queda do homem Adão, e somos todos Adãos.
Nós não devemos nos esconder, porém, devemos temer ao Senhor Deus, e com reverência adora-lo com louvor, e, assim deve ser a vida do homem Adão, não com medo pelos erros, falhas e fraquezas carnais, “... porque estava nu, e escondi-me”, pois, o Senhor Deus conhece o nosso ser a nossa nudez, e cada um individualmente como seres da criação, e, não é possível nos escondermos da onisciência da Majestade e da Glória do SENHOR.
Deus conhece todos os nossos pensamentos, como cada um de nós vive e como vamos agir, e individualmente como estamos, e isto de todos os homens, e a cada instante de nossas vidas em um espaço e tempo infinito da sua eterna criação. Nós não devemos, e nem precisamos nos esconder da nossa condição carnal, devemos sim é desfrutar do seu infinito amor, e ouvir sim a sua voz e às suas orientações: “E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” (Gênesis 3: 11).
O homem Adão sempre estará nu na presença de Deus, desobedecendo e alimentando-se erradamente, e esta é a verdade, além disso, o homem Adão esconde-se atrás dos seus argumentos quando o assunto é obediência à palavra para receber a salvação pela alimentação do corpo e da alma.
A palavra do qual estamos falando é o próprio Senhor Jesus o autor da nossa vida para a salvação, e, é desta palavra que vem às orientações do modo como devemos alimentar corretamente e com temor o nosso corpo e alma, pois o Senhor Deus é o nosso criador e devemos aprender a cuidar do nosso corpo e alma, e isto também é uma forma reverencial de temê-LO. ELE nos criou à sua imagem e semelhança como afirma o salmo de Davi: “Eu te louvarei, porque de um modo terrível, e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmo 139: 14).
Ô Senhor Deus, “Eu te louvarei”, sim é no louvor que encontramos os ensinamentos para entender o temor ao Senhor Deus. Aqui está a primeira revelação para o homem Adão, o louvar ao Senhor Deus, e, é também a maior benção da vida do homem Adão desde a sua criação. O louvar ao SENHOR é o maior exemplo deixado na palavra que devemos buscar e seguir como homens Adão, e, é de grandíssimo e incalculável valor como ensinamento. Aqui encontra-se à chave do segredo da palavra do SENHOR, ensinar a todo homem Adão o conhecimento de como deve oferecer louvor ao Senhor Deus.
O LOUVAR ao Senhor Deus, é para isto que nós fomos criados, o homem Adão ele deve apreender a louvar ao SENHOR. Aqui encontra-se o ensinamento do verdadeiro temor, e, é assim que devemos proceder todos os dias desde o levantar até ao deitar, é de praticar o louvor ao SENHOR é deste ato diário que ocorre na vida do homem Adão o temor reverencial ao Senhor Deus o criador.
“Eu te louvarei”, sim, eu te louvarei Ô Senhor Deus; este é e sempre será o maior e o mais precioso segredo que deve ser ensinado para o homem Adão. E, é o que o Senhor Deus requer de nós; Deus quer que nós possamos louva-lo, dar-Lhe honra, o louvor e glória, e, por este motivo é que “fui formado”.
A segunda revelação, “eu te louvarei” porque o Senhor Deus conhece cada molécula e cada parte de todo o meu corpo, e a função de cada célula e órgão do nosso organismo, “maravilhosas são as tuas obras”, porque foi o SENHOR quem determinou tudo para o nosso bem-estar eterno, “porque de um modo terrível, e tão maravilhoso fui formado”; Porque de um modo terrível?
Porque todos os homens após o primeiro Adão nasceram no pecado; mas “tão maravilhoso”, é recebermos o Senhor Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador, e, somente por e através d’ELE é que “fui formado”, e, é somente quando entendermos esta verdade e aceitarmos o sacrifício do Senhor Jesus pelas nossas vidas é que entenderemos o porquê dos preciosos cuidados do Senhor Deus em nos proporcionar a nós pela sua palavra os ensinamentos do melhor programa alimentar para o bem-estar diário de nossas vidas: “Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.” (Salmos 130; 5).
Os ensinamentos divinos do SENHOR ocorreram no momento da criação de Adão, e com a presença inseparável de Jesus tornaram-se, “maravilhosas ... as tuas obras”: ”Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra,... tudo foi criado por ele e para ele.” (Colossenses 1; 16a,c).
Tudo já estava preparado no momento que foram criados pela palavra o homem Adão macho e fêmea, e dentro dos princípios perfeitos da criação todos os alimentos comestíveis, “são as tuas obras”, primeiro entendendo que nisto já estava incluído também salvação e segundo entendendo que os benefícios dos alimentos comestíveis para o homem Adão ocorreram antes do pecado no jardim do Éden, e após o pecado os mesmos alimentos continuariam sendo produzidos em um mundo amaldiçoado por Deus, com o homem Adão vivendo no pecado e produzindo seus alimentos entre espinhos e pelo suor do seu rosto.
Porém, mesmo estando em estado pecador o homem Adão continuaria recebendo do SENHOR eternamente o melhor programa para a alimentação do corpo e da alma para o bem-estar do próprio homem Adão que está incluído na grandeza da sua criação, “e a minha alma o sabe muito bem”.