Boek Capítulo 3

E a minha alma o sabe muito bem

Capítulo 3 — 3. A VIDA DOS PATRIARCAS PELA FÉ: A VERDADE EM OBEDIÊNCIA PELA ALIMENTAÇÃO DO CORPO E D

Photo from Unsplash (waterfall stream).
DPB Logo Pedro Cornélio de Geus Greydanus

O Senhor Jesus Cristo veio ao mundo e tornou-se o Salvador do homem que foi criado puro e sem pecado pela trindade de Deus Pai, de Jesus Filho e do Espírito Santo, e a minha alma o sabe muito bem, que fomos formados conforme à imagem e à semelhança de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” (Gênesis 1: 26ª), e, sendo formado como um ser único em uma trindade única de espírito, e alma, e corpo: “... e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (I Tessalonicenses 5: 23b).

Somente o Senhor Deus conhece todo nosso ser espírito, e alma, e corpo por inteiro, nem nós homens Adão mesmos nos conhecemos. E, mesmo nós não nos conhecendo, ainda assim nós não admitimos a interferência do Senhor Deus em nossas vidas, e principalmente em nossos erros e nossas fraquezas.

Pela desobediência alimentar nós homens Adão tornamo-nos pecadores, sim este foi nosso erro e fraqueza, buscar no alimento maior valor para nós como criaturas do que crer na palavra de orientação do nosso criador o Senhor Deus. Sim nós homens pelas nossas fraquezas carnais no princípio da nossa origem mudamos a verdade da criação “para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo,” pela vontade do Senhor Deus, “e a minha alma o sabe muito bem”.

Mas, o que significa para o homem Adão a minha alma o sabe muito bem? Primeiro que nós homens sabemos “muito bem” que fomos criados pelo Senhor Deus. Segundo o homem Adão deve reconhecer a verdade da criação divina, pois, “maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe,” que deve permanecer com a verdade para moldar o espírito (coração) com a verdade da salvação e vida eterna: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” (Tiago 1: 18).

Que o nosso espírito (coração) possa receber e guardar estas revelações divinas e aceitar a oferta da verdade da salvação, assim como “a minha alma o sabe muito bem” que foi o Senhor Deus quem “nos gerou pela palavra da verdade” e que somente o SENHOR nos conhece por inteiro. E, é por isto que o Senhor Deus nosso criador volta a nos oferecer a oportunidade da vida eterna “para que fôssemos como primícias das suas criaturas” em Cristo Jesus.

É assim que “pela palavra da verdade” ocorre o chamado para o homem Adão, e, o início de uma prova, e, a minha alma o sabe muito bem”, que esta prova irá ocorrer através de uma nova forma de caminhada. O chamado é para uma nova forma de vida, em um novo e vivo caminho, e, isto vai gerar em nós uma nova forma de dependência pela alimentação do corpo e da alma, porém está forma de viver somente será possível pela presença do Senhor Jesus.

Mas o que vai produzir esta nova forma de caminhada na vida do homem? Este caminho vai gerar na vida do homem Adão dependência do Senhor Jesus. Permanecer nesta caminhada fará “todo o vosso espírito, e alma, e corpo” tornarem-se “plenamente conservados irrepreensíveis”, com o objetivo único de alcançar nesta caminhada a alegria da salvação em Cristo Jesus.

Este é o ponto de partida para todo o homem receber uma transformação em sua vida, é saber, e realmente confessar em seu espírito (coração) todo dia que a sua própria alma sabe de suas origens. Além disso, o homem deve saber e confessar em seu espírito humano que é somente o Senhor Deus o criador que nos conhece por inteiro em “todo o vosso espírito, e alma, e corpo”.

Por esta razão o Senhor Deus, por nos conhecer inteiramente em cada detalhe do nosso corpo, cada parte do nosso ser espírito incluído os pecados da alma; o SENHOR oferece ao nosso incrédulo espírito (coração) a salvação da alma através de uma nova forma de vida pela oportunidade de caminhar com Jesus. E, desta forma para o perfeito projeto da alimentação do corpo e da alma nós precisamos ser “conservados irrepreensíveis”, e, somente com Jesus isto é possível, e para isto nós fomos eleitos: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça, e paz vos sejam multiplicada” (I Pedro 1: 2).

Pela eleição podemos receber a salvação? Sim a eleição revela a graça imerecida que recebemos do Senhor Deus! E, ela também revela que a graça que recebemos desta eleição deve ser eternamente oferecido em Glória e Honra ao Senhor Jesus. Aqui está a única maneira possível de vencermos nossas provas de vida diária, com temor louvar e adorar ao SENHOR através de Cristo Jesus, em obediência ao SENHOR está será a fórmula perfeita e infalível de lutarmos diariamente para vencermos nossas provas de vida diária.

E, sendo que é pelas nossas provas carnais que devemos começar a nos corrigir em nós mesmos em relação ao nosso espírito (coração), e, sendo que o principal em relação às nossas provas sempre foi e será a fraqueza de deixarmos de buscar em “obediência” os ensinamentos da correta alimentação do corpo e da alma descritos na palavra do Senhor Deus.

Alcançar novamente os ensinamentos ocorrerá somente em buscar “em santificação do Espírito, para a obediência”, e, é como devemos diariamente agir para vencer em nosso espírito humano o desejo carnal que habita em nosso coração. Vencer esta prova vem a ser uma batalha diária pela santificação do nosso corpo para salvação da nossa alma, e também para o bem-estar diário em obediência à palavra para a nossa própria alimentação diária do corpo e alma.

Nós homens Adão devemos confessar em espírito (coração), que hoje e agora estamos; “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito,” porém, nós não merecíamos esta eleição, e por isto continuamos sendo provados em nossas vidas pelos pecados da alimentação do corpo e da alma, mas, hoje e agora escolhidos e separados pelo Senhor Deus, recebemos “para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo” fé e temor em nosso espírito (coração) para glorificar Jesus como nosso Mestre e Salvador.

Esta vitória ocorrerá unicamente em reconhecer e aceitar a “aspersão do sangue de Jesus Cristo” sobre nossas vidas, e esta realidade aconteceu pelo sacrifício do Senhor Jesus Cristo ofertado a favor de nossas próprias vidas. Sim é Jesus que nós proporciona está "graça, e paz”, para alcançar e sentir que as bênçãos “vos seja multiplicada”, em vitórias constantes e diárias em nossas vidas para o bem-estar da alimentação do corpo e a salvação da alma.

Devemos estar atentos todos os dias, e compreender que para se vencer a batalha interna de cada dia de vida que o homem Adão vive, que está batalha somente será vencida pela dependência em Jesus Cristo para assim mantermo-nos na presença d’ELE, e conforme o desejo e os ensinamentos d’ELE.

Porém, devemos entender, e aceitar que foi o próprio Senhor Deus que nos imputou está prova no momento do pecado pela desobediência pelo erro alimentar, e o espírito do homem “o sabe muito bem”, e, é por isto que devemos buscar conhecimento na palavra, para entendermos e estarmos preparados em nosso espírito (coração) na luta diária e constante contra os manjares, que são nossos desejos do corpo pela satisfação da nossa carne: “ROGO-VOS pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. (Romanos 12: 1).

Também a nossa alma testifica “e a minha alma o sabe” no íntimo do nosso ser homem Adão que fomos criados pelo Senhor Deus, único e eterno Criador. E, que é somente o Senhor Deus que conhece como é que funcionam, e quais são as necessidades e como trabalha todo o nosso corpo humano.

Nunca devemos esquecer que é o Senhor Deus quem determina todas as funções e as necessidades de cada órgão e cada membro deste nosso corpo, e também o porquê da função de cada órgão e membro do corpo, e desta maneira o espírito (coração) do homem deve estar preparado para a escolha alimentar correta para o seu bem-estar neste corpo que recebeu a graça, e paz” do Senhor Deus no princípio da sua criação. É para isto que Cristo Jesus hoje e agora nesta vida terrena de cada homem Adão oferece novamente que “vos sejam multiplicada”, está graça, e paz” com as benções da eternidade.

Devemos estar na presença do SENHOR “santo e agradável a Deus”, e lutar diariamente para administrar, os vossos corpos em sacrifício vivo, e, isto é para recebemos do Senhor Deus orientações em como devemos buscar em nossas vidas a alimentação correta do corpo e alma, e, isto vale tanto para a alimentação diária do corpo, e, do espírito (coração) para o alimento da alma.

O que está sendo abordado deve ser interpretado com muito temor e para isto um raciocínio lógico é “apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo”, porém, é imprescindível que o homem Adão seja “santo e agradável a Deus”, buscando com temor agradá-LO, e, isto deve ser o nosso “culto racional, pela busca do conhecimento divino, e isto deve ser perseguido por todo homem Adão.

Este é o único caminho perfeito que existe para o homem Adão, e, deve ser perseguido por todos, e, sendo que é somente desta forma, pois, nós não podemos deixar de buscar o temor ao SENHOR diariamente pelo conhecimento do bem-estar para o nosso corpo, e o temor pelo cuidado do nosso corpo que é um dever, e, isto também é uma forma de “culto racional ao Senhor Deus.

Após pecar o homem Adão continuou com a sua inteligência recebida do Senhor Deus, e isto é outro fato do amor imensurável do Senhor Deus. E tem mais ainda, infelizmente com a evolução do mal também a inteligência evolui no mal, e, uma lógica deste raciocínio é que com isto o homem naturalmente pela sua evolução também alcançou muito mais aprimoramento intelectual, e com isto multiplicou-se a ciência do mal sobre o bem de sobremaneira após pecar.

Sim este mesmo homem Adão pôs moderno do presente século através da sua capacitação pela evolução desta ciência alcançada até aos dias de hoje está pesquisando e procurando sempre demostrar tudo ao contrário da palavra do Senhor Deus, e infelizmente usa ainda hoje e agora do mesmo livre arbítrio como fez o nosso primeiro patriarca Adão, e com os mesmos alimentos da criação do Senhor Deus, alteram seus benefícios originais industrializando-os.

Assim os alimentos do Senhor Deus da sua natureza pura passaram a ser manipulados, industrializados e transformados em alimentos inferiores aos da criação do Gênesis. Desafiando assim a palavra do Senhor Deus sobre o uso dos alimentos da criação divina e dos benefícios originais propostos por estes alimentos da natureza pura do SENHOR.

Alimentos da criação divina que seriam exclusivamente uma benção para o bem-estar alimentar diário do homem Adão, e do qual o próprio homem Adão seria naturalmente o maior beneficiário, e vamos abordar este assunto sobre a manipulação dos alimentos com muita seriedade nos próximos capítulos.

Com os alimentos manipulados, e com base em suas próprias pesquisas alimentares contrárias à palavra do Senhor Deus, o homem Adão sim ele o próprio homem deixa o benefício dos alimentos do SENHOR, e, assim o homem Adão desafia o projeto alimentar divino do Senhor Deus, manipulando com seu próprio projeto os alimentos transformando-os e modificando os bons alimentos em manjares os alimentos incorretos e conforme os seus próprios desejos.

O homem Adão deixou de buscar os alimentos corretos como o Senhor Deus orientou nas leis alimentares do Gênesis, e isto ocorre pelos séculos desde o homem dos primórdios até o atual homem moderno, todos eles ignoraram que o SENHOR é o único que pode oferecer o alimento totalmente saudável da sua natureza pura e divina, alimentos com qualidade e com abundância de bem-estar como eram os alimentos do Gênesis para o sustento do corpo e da alma.

A palavra do Senhor Deus alerta ao homem Adão inúmeras vezes sobre os cuidados com os alimentos, e, podemos verificar pela palavra abaixo que é somente o SENHOR que está no comando da sua eterna criação. O Senhor Deus, e somente ELE conhece o nosso corpo, as funções biológicas e quais são às necessidades alimentares do homem Adão, e por isto devemos ter temor pelos ensinamentos da sua palavra, e atentar para as bênçãos que podemos alcançar com a abundância dos alimentos criados pelo SENHOR, pois vejamos:

“Quem lhe pedirá conta do seu caminho, ou quem lhe disse: Tu comeste maldade? Lembra-te de engrandecer a sua obra que os homens contemplam. Todos os homens a vêem, e o homem a enxerga de longe. Porque por estas cousas julga os povos e lhes dá mantimento em abundância.” (Jó 36: 23, 24, 25, 31).

Sim “lhes dá mantimento em abundância.”, estes alimentos são diariamente ofertados em abundância para o sustento de nossos corpos para mantê-los com vida e bem-estar, “e o homem a enxerga de longe”, isto significa que quando você tem discernimento ao longe enxerga o bom mantimento do SENHOR.

Com os ensinamentos recebidos da palavra do Senhor Deus podemos alcançar entendimento e discernimento sobre os alimentos. Pela palavra vamos entender que, por estas cousas julga os povos”, pela importância que é dada ao conhecimento da palavra sobre os alimentos dos quais devemos ou não fazer uso, e, o Senhor Deus julgara os povos de toda a humanidade pelo temor da correta alimentação do corpo e da alma.

Somente o Senhor Deus poderá fazer julgamento sobre os alimentos da criação ao afirmar com estas palavras: “E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na testa o sinal da Deus.” (Apocalipse 9: 4).E, por isto vem a colocação desta pergunta na palavra do SENHOR: “Quem lhe pedirá conta do seu caminho, ou quem lhe disse: Tu comeste maldade?”.

Devemos em cada detalhe conhecer e apreender a “engrandecer a sua obra” e entender que Deus é que está no comando e nos dá todas as coisas, e que somente o Senhor Deus pedirá conta do nosso caminho, mas, “Lembra-te de engrandecer a sua obra”, pois o SENHOR tem muito para nos ensinar e oferecer sobre a sua obra criadora, e, o homem tem muito para aperfeiçoar em sua inteligência para apreender sobre os ensinamentos da maravilhosa obra do SENHOR, e, somente do Senhor Deus vem o sustento a cada dia:

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isto contentes. Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;... tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência;” (I Timóteo 6: 8, 17, 20b).

“Tendo, porém, sustento”, é ter certeza da provisão diária dos mantimentos do Senhor Deus, e saber que “tendo horror aos clamores vãos e profanos” que a palavra possa nos ensinar e nos ajudar à receber o conhecimento divino, pois devemos saber que a ciência descrita acima quer nos convencer com alimentos errados através das pesquisas em nosso próprio corpo, e nos enganar em nosso espírito (coração) com **“às oposições da falsamente chamada ciência”**.

Com estas explicações podemos afirmar pela palavra do SENHOR, que o Senhor Deus é o único que nos conhece na totalidade, e, que também conhece todas as nossas necessidades nutricionais, e isto de todo o nosso ser como corpo humano, e que somente Deus, sabe como manter-nos fortes e saudáveis.

“Tendo, porém, sustento,” através do programa dos mantimentos que o Senhor Deus nos proporciona, “... mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;...” por isto é que ocorre a luta interna existente no espírito (coração) de cada homem Adão diariamente, a dificuldade com os alimentos “da falsamente chamada ciência”, da carne dos manjares contendendo com o espirito, “e a minha alma o sabe muito bem”.

Sabedores desta fraqueza e dos desejos do homem Adão o Senhor Deus quer nós auxiliar. Pois, conhece constantemente todas as nossas dificuldades alimentares, e também as nossas carências e necessidades nutricionais em todas as nossas formas e momentos de consumo e expectativas de vida.

Devemos aproveitar melhor os ensinamentos do Senhor Deus em relação as decisões que tomamos em nossas necessidades de consumo alimentar, e isto diariamente a cada instante de nossas vidas, não importa aonde possamos nos encontrar, ou com o que venhamos a nos confrontar em nossas vidas. O Senhor Deus quer ajudar e dar-nos o melhor: “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento.” (Salmo 139: 2).

Como criaturas podemos nos esconder do Senhor Deus? Não! O Senhor Deus nos encontrará sempre nus perante sua face? Sim! “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar:” Podemos ter certeza que sempre estaremos nus perante a face do SENHOR, pois ELE nos fala isto claramente pela sua palavra descrita abaixo, e isto vale para todos os homens Adão, e para cada um de nós individualmente, “de longe entendes o meu pensamento.”

Além disso, quando nós permitirmos poderemos sentir no toque do seu olhar divino o imensurável amor dispensado pelas nossas vidas, e pela ternura do seu amor a imensurável oferta dos cuidados diários e constantes da oferta da comunhão com o Senhor Jesus. E, mesmo não percebendo podemos sentir e receber o seu amor e seus cuidados em nossas vidas pelo toque do seu olhar como afirma a palavra: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas cousas foram escritas.” (Salmo 139: 16a).

Com o olhar do SENHOR sobre nossas vidas, as nossas necessidades corporais também estão todas expostas, porém, supridas, “o meu corpo ainda informe”, corpo de um feto, sendo ainda um ser humano em formação, e como filhos mesmo antes do nascimento já recebíamos os cuidados paternos, e nós não podemos, e nem precisamos nos esconder de suas orientações e do seu olhar e dos seus cuidados para conosco, pois seria impossível com a afirmação desta palavra: “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe.”

O olhar de Deus sempre estará sobre a vida do homem Adão, observando e cuidando das nossas vidas com seu imensurável e insondável amor, porém, nós devemos constantemente pedir pelo olhar do SENHOR. Pois é por isto que está escrito a afirmação, “e no teu livro todas estas cousas foram escritas.”

E, escritas estão pelo desejo do Senhor Deus em revelar ao homem Adão a sua misericórdia e o seu divino amor pelo simples olhar, e vamos falar muito sobre este amor, e, também sobre os ensinamentos divinos para o nosso bem-estar. Porém, para entendermos como é simples e seguro receber a direção das nossas vidas através do olhar do SENHOR devemos aceitar que tudo o que foi escrito e orientado somente foi possível com a oferta única e exclusiva do infinito amor de Cristo Jesus pelas nossas vidas: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.” (João 1: 25).

O homem Adão deve confessar suas fraquezas, e, reconhecer que seus olhos enxergam diferentes que o olhar divino do SENHOR, e, deve reconhecer que pelos seus olhos ocorre o desejo e a gula, e, também deve reconhecer e aceitar que são os desejos pelo manjar vislumbrados em seus olhos que o levam todo dia a pecar ao praticar erros alimentares, porém, sem forças para buscar sozinho a correta a alimentação do corpo e da alma, escrito está que o homem Adão deve pedir continuamente ao Senhor Deus: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. (Salmo 139: 23, 24)