Como é bom, e como é maravilhoso quando entendemos o significado profundo desta palavra do Senhor: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só:...” (Gênesis 2:18a). Pois entender esta palavra é como entender a essência da vida, e a continuidade da vida do homem que dependia deste momento da criação para tornar-se um corpo a dois, e o homem recebeu este corpo de presente como a maior benção individual do Senhor Deus.
E o que podemos apreender com esta palavra, o homem não estar só? Podemos observar pela expressão da grandeza da palavra que o significado vai muito além da letra escrita. Quando conseguirmos compreender a profundidade da palavra do Senhor Deus, e o que quer dizer com o homem não estar só, alcançaremos o significado da revelação da grandeza da procriação do ser humano em um corpo na obra criadora do Senhor Deus.
E com esta palavra do Senhor “Não é bom que o homem esteja só” podemos vislumbrar a perfeição da obra criadora do Senhor Deus. E assim entenderemos claramente que o projeto da criação do homem em corpo só estaria completa e aperfeiçoada quando houvesse o corpo a dois. E também podemos ter uma certeza ao compreender que o tempo do Senhor Deus somente estaria completo e aperfeiçoado para nós homens, quando houvesse o ato completo da criação de um corpo: “... far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”. (Gênesis 2:18b).
Este maravilhoso ato do Senhor Deus ao criar a mulher “far-lhe-ei uma adjutora” permitiu ao homem ser um corpo a dois, como relatado no capítulo anterior. E também com esta afirmação da palavra acima o Senhor Deus nosso criador revela o seu desejo e projeto de criar uma “adjutora” para o homem Adão. Este ato da criação já estava projetado na eternidade, mesmo que por certo tempo não estava revelado para o varão Adão que ainda se encontrava só como a palavra demostra, esta palavra do Senhor Deus já fazia parte da sua obra criadora.
Importante somos nós entendermos que o Senhor Deus manifesta a confirmação da palavra criação de uma “adjutora” momentos antes de uma tarefa que o Senhor incumbiu para o varão Adão que neste momento ainda se encontrava só. O varão Adão nem sabia da possibilidade de existência de uma varoa, e também não sentia falta de uma “adjutora”, e isto revelou e expressou claramente esta palavra do Senhor Deus. Pois o Senhor disse ao homem varão vou fazer uma “adjutora” sem ele saber, e também sem o varão pedir pela varoa, pois sequer sentia sua falta.
O Senhor Deus antes de trazer aos animais, e incumbir o homem Adão da tarefa de dar nomes aos animais já sabia que o homem varão ao receber diante dele todos os animais da sua criação, e ao conduzir esta tarefa para ver como ele os chamaria observaria que todos vinham em casais macho e fêmea. E Adão ao dar-lhes os nomes iria perceber que ele o próprio homem estava só, e sem uma companheira: “E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.” (Gênesis 2: 20b).
E realmente o homem Adão varão somente percebeu que estava só após nomear todos os animais assim diz a palavra, “mas para o homem não se achava adjutora”, e a palavra demostra isto claramente no versículo acima logo após dar os nomes aos animais. Porém como foi mencionado o Senhor Deus já tinha antecipado para ele Adão que iria dar-lhe uma adjutora.
Esta mesma palavra também foi revelada pelo Senhor Deus a Adão antes de ser chamado para nomear os animais. Talvez Adão nem tivesse entendido esta palavra do Senhor, mas como tudo é perfeito na obra do Senhor Deus, neste caso também não seria necessário Adão demostrar a sua solidão ao Senhor, pois o Senhor Deus antecipou-se dizendo: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;...”.
Todo o projeto do Senhor Deus é perfeito nada precisa se lhe acrescentar, e nada também lhe será tirado sem a vontade soberana do Senhor Deus. E também nisto o Senhor mostrou que ELE está no controle e também na ordem de toda a criação, pois se antecipando ao sentimento do varão Adão deu-lhe uma mulher, pois o Senhor Deus já tinha previsto que ele ia sentir-se só e sem companheira, “Não é bom que o homem esteja só”, e deu-lhe uma mulher abençoando-os com o casamento perfeito como foi mencionado no capítulo anterior “far-lhe-ei uma adjutora”, completando assim sua maravilhosa obra criadora.