Boek Capítulo 6

As mãos do Senhor Deus nos fizeram e afeiçoaram

Capítulo 6 — 6. O TERCEIRO PASSO: ACEITAR E APLICAR COMO OS PATRIARCAS A VIDA NOS PRINCÍPIOS DIVINOS

Photo from Unsplash (sunlit water ripples).
DPB Logo Pedro Cornélio de Geus Greydanus

Podermos de esta forma entender que o Senhor Deus introduziu estes princípios alimentares em nossas vidas não por acaso, mas para que possamos viver com bem-estar, pois foi ele quem nos criou e aperfeiçoou: “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; dá-me inteligência para que aprenda os teus mandamentos.” (Salmos 119:73).

As mãos de Deus nos fizeram, portanto nós devemos pedir por entendimento para andarmos conforme os seus mandamentos e os seus princípios alimentares, e o seus ensinamentos sobre nosso corpo para cuidar dele para: “... que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e a agradável a Deus,...” (Romanos 12:1b).

E isto não é difícil, para isto devemos entender somente que o princípio alimentar do Senhor Deus são os alimentos puros e naturais, onde não houve a interferência e manipulação de transformação. E desviando os nossos desejos dos alimentos que são desejáveis para comer e agradáveis aos olhos: “... era boa para se comer, e agradável aos olhos,...” (Gênesis 3:6a).

Com este entendimento teremos dado um grande passo para compreender e caminhar nesses princípios alimentares de Deus. Pois o pecado no mundo entrou pelo desejo e a gula do homem e não por prostituição ou assassinato, mas por roubar o que pertencia ao Senhor Deus, ou seja: “Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás;...”, (Gênesis 2: 17a) e isto ocorreram por gula e desejo: “... e árvore desejável para dar entendimento, ...” (Gênesis 3:6b).

Estas palavras do relato acima nos ensina que devemos ter temor pelos ensinamentos alimentares do Senhor Deus, pois o “entendimento” vem unicamente pelo conhecimento dos seus princípios e não pelos nossos “desejos”, o alimento pode ser desejável, mas é inútil para o nosso corpo, pois o Senhor Deus descreve claramente em sua palavra: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (I João 2: 16). E isto acontece diariamente em nossas vidas quando não temos conhecimento e usamos alimentos errados, portanto nós devemos buscar no conhecimento da palavra os ensinamentos corretos sobre alimentação e aplicar os princípios de Deus, a sua sabedoria criadora em nossas vidas diariamente. O Senhor Deus nos dá estatutos como vemos:

“... ali lhes deu estatutos e uma ordenação, e ali os provou. E disse: se ouvirdes atento a voz do Senhor teu Deus, e obrares o que é reto diante dos seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os meus estatutos,...” (Êxodo 15:25b e 26a).

Os relatos deste livro e do sistema do website Deplanbook querem demonstrar de uma maneira e forma prática métodos de auxiliar ao usuário a administrar esses desafios e estratégias alimentares do Senhor Deus.

Tornar simples e fácil de reconhecer os alimentos corretos, e como fazer uso desses alimentos em quantidades apropriadas, e para isto foram desenvolvidos o quadro do princípio alimentar.

No quadro estão posicionadas sete colunas horizontais estrategicamente divididas com base nos principais tipos alimentares demonstrados através de figuras com cores ilustrativas. Também a disposição destes alimentos está relacionada através de uma escada alimentar oferecendo assim o melhor entendimento na construção alimentar diária proposta com este modelo. Na base de a escada alimentar encontra-se o melhor guia alimentar proposto nesta construção alimentar o Senhor Jesus.